Skip to main content

Paraíba terá “Cidade da Astronomia” para turismo científico com instalação do radiotelescópio Bingo, revela secretário

Radiotelescópio Bingo – Foto: Divulgação/Secom-PB O radiotelescópio Bingo está em fase de implantação no município de Aguiar, no Sertão paraibano, segundo informou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Su

Por admin

19/09/2024 06h30 Atualizado recentemente
Radiotelescópio Bingo – Foto: Divulgação/Secom-PB

O radiotelescópio Bingo está em fase de implantação no município de Aguiar, no Sertão paraibano, segundo informou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (18), o secretário disse que será criada, em Carrapateira, a “Cidade da Astronomia” para impulsionar o turismo na região do radiotelescópio.

Segundo o secretário, o radiotelescópio “coloca a Paraíba no cenário internacional, onde vão circular muitos pesquisadores aqui. Do ponto de vista tecnológico, você tem aí o desenvolvimento de novas tecnologias que podem ser utilizadas em aplicações e nas mais diversas áreas, como a comunicação e também, por exemplo, na área de radares para aviões.”

“Cidade da Astronomia”

Cláudio Furtado revela que a “Cidade da Astronomia” será construída em Carrapateira e terá museu e um planetário.

“Do ponto de vista de uma política de desenvolvimento para o Sertão, o governador também pensou de associar espaços que culminem com a questão do turismo científico junto ao radiotelescópio. Na cidade de Carrapateira, em breve será lançada a licitação, para ser construído um ambiente chamado ‘Cidade da Astronomia’, em dois hectares que já foram desapropriados. E, nesse ambiente, você vai ter um planetário para 80 pessoas, de última geração, com tecnologia imersiva, e um museu”, detalhou ele ao Arapuan Verdade, como apurou o ClickPB.

Radiotelescópio


Confira também: .

O secretário explica que o radiotelescópio “é um projeto realizado por equipes brasileiras, chinesas e de outros países e está sendo implementado em Aguiar. É o maior radiotelescópio da América Latina. A parte do chamado espelho e das bases de sustentação dos detectores, que são as chamadas cornetas, estão sendo construídas na China, em uma empresa estatal que já montou toda a parte em ferro e outra parte, do espelho, em alumínio”, relatou o secretário.

Ainda segundo Cláudio Furtado, “neste momento, há três engenheiros brasileiros se qualificando na montagem. E, já a partir da próxima semana, começam a vir ‘containers’ para a montagem desse radiotelescópio. A obra de terraplanagem já está praticamente concluída para receber essa montagem lá no município de Aguiar. Ao mesmo tempo, já embarcadas de São Paulo, sete das 15 cornetas que estão a caminho de Aguiar.”

 

 

ClickPB

Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://opipoco.com.br

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda!

Your Email address will not be published.