Skip to main content

GSI constata tentativas de acesso ao sistema de pagamento do governo federal após apagão cibernético

Foto: ilustrativa/ reprodução O Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança, ligado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, enviou mensagens de alerta a servidores com pedido de atenção sobre a possibilidade

Por admin

21/07/2024 08h35 Atualizado recentemente
Foto: ilustrativa/ reprodução

O Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança, ligado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, enviou mensagens de alerta a servidores com pedido de atenção sobre a possibilidade de invasão aos sistemas do governo após o apagão cibernético ocorrido nesta sexta-feira (19).

Na mensagem, à qual a CNN teve acesso, o grupo ligado ao GSI solicita ainda que servidores “reforcem as medidas de prevenção e acessem apenas orientações de fontes legítimas”.

No material, o gabinete afirma ter constatado “diferentes atores de ameaça” que tentavam se aproveitar do problema com a empresa CrowdStrike para cometer fraudes como “phishing e outras atividades maliciosas” junto ao governo federal.

Segundo fontes relataram à reportagem, o Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança encontrou o envio de e-mails por parte de criminosos que se passavam por agentes da empresa para “pescar” informações.

O objetivo seria obter ilegalmente dados internos do governo federal, em especial, do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), plataforma usada para pagamentos orçamentários da União.


Confira também: .

Até agora, de acordo com interlocutores, ao menos 35 endereços falsos criados para tentar “roubar” informações do governo federal foram identificados pelo órgão e serão investigados.

Procurado para comentar o assunto, o Gabinete de Segurança Institucional ainda não se manifestou.

O reforço de alerta aos servidores por parte do GSI tem como intuito evitar situações como a invasão ao Siafi ocorrida em abril. À época, criminosos conseguiram acessar o sistema e desviar recursos federais.

Até agora o que se sabe é que cerca de R$ 9 milhões teriam sido desviados. Parte desse montante foi recuperado, mas a Polícia Federal ainda investiga o caso.

Fonte: Larissa Rodrigues do portal CNN

Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://opipoco.com.br

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda!

Your Email address will not be published.