Abordando temas como A importância das Avaliações e os Resultados Educacionais para as Receitas e Comunicação Não Violenta no Ambiente Escolar, a Secretaria de Educação de Sumé deu início ao segundo semestre do ano letivo, promovendo mais um encontro pedagógico para os profissionais da rede municipal de ensino. A abertura contou com a participação da secretária Denise Batista, do vereador Fernando Lourenço, do presidente do Conselho Municipal de Educação, José Egnaldo (Naldinho) e do professor Zito Júnior.
Com grande presença do público alvo, o evento trouxe palestrantes como o contador, ex-vereador e assessor técnico, Agnaldo Clementino Melo, e os psicólogos, Ana Rafaela e Luiz Ricardo Vasconcelos, que promoveram momentos de troca de experiências, de informações e incentivo aos profissionais para o retorno das atividades.
O palestrante Agnaldo Clementino trabalhou os dados educacionais do município com uma abordagem técnica e prática sobre como os indicadores de desempenho impactam diretamente os recursos destinados à educação, contribuindo para o planejamento, o financiamento e o fortalecimento da gestão educacional. Ele apresentou os dados de aprovação, reprovação, de abandono escolar e principalmente, os dados de aprendizagem do município. “Sobre a palestra, os profissionais ficaram atentos aos números que foram mostrados e vi neles uma boa receptividade para a necessidade de avançar, de melhorar o que está sendo feito”, declarou Agnaldo.
O psicólogo Luiz Ricardo levou reflexões sobre a comunicação e estratégias para que os professores possam usar na vida profissional e pessoal, de forma a melhorar os relacionamentos. “Comunicamos aquilo que sentimos, precisamos comunicar em sala de aula, amor, aceitação e compaixão para que possamos estabelecer o vínculo afetivo com os alunos e que eles possam aprender de forma mais rápida, declarou Luiz Ricardo, exemplificando que para uma comunicação não violenta é preciso observar, não julgar, expressar sentimentos e organizar as emoções pessoais.
Para complementar o tema da afetividade na escola, a psicóloga Ana Rafaela abordou a importância do vínculo entre professor e aluno no processo ensino aprendizagem, mostrando o papel que professores tem na vida dos alunos, não só como transmissor de conhecimento, mas como pessoa que também acolhe, escuta e se comunica além do aprendizado.
O tema também envolveu participantes que consideraram proveitosa a abordagem. “Foram palestras muito necessárias, para que a gente possa também ver a nossa postura em sala de aula, com relação a vínculos, com relação a emoção dos alunos, espero que esse segundo semestre seja muito proveitoso”, disse a professora da Escola Gonçala, Edna Araújo.
Ao final dos trabalhos, a secretária Denise distribuiu brindes aos palestrantes, sendo uma cesta com produtos orgânicos produzidos pelos alunos da Escola Agrotécnica Evaldo Gonçalves, como parte da disciplina da escola.
Ascom PMS