O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), criticou com firmeza, nessa sexta-feira (11), o aumento das tarifas dos Estados Unidos sobre exportações brasileiras, medida anunciada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump. Durante agenda no Sertão paraibano, João afirmou que a decisão tem motivações políticas e elogiou a postura do presidente Lula ao reagir à medida.
“Lula tem demonstrado claramente que vai para esse enfrentamento e eu acho que está mais do que correto. É assim mesmo, nós temos que defender o nosso país, defender os nossos interesses e mostrar claramente que ninguém pode chegar aqui com uma nota absurda daquela que saiu”, declarou o governador.
Para João, a justificativa dada pelos Estados Unidos — de que a medida está ligada a fatores econômicos — não se sustenta. Ele reforçou que o gesto é uma retaliação política com foco nas decisões internas do Brasil e reafirmou a soberania nacional, defendendo que o Supremo Tribunal Federal (STF) não pode ser alvo de ingerência estrangeira.
“[Trump] fala que é por conta do julgamento do ex-presidente e depois vem com justificativa de falar de economia. A gente sabe que não tem nada de economia aí, tem só uma decisão política. Agora um país, como o Brasil, que tem um respeito mundialmente, não há como você interferir num processo que está dentro do Supremo Tribunal Federal sendo discutido. É realmente absurdo o que está acontecendo”, completou João Azevêdo.
A declaração do governador se soma a outras lideranças brasileiras que criticaram a medida norte-americana, vista como tentativa de pressão e desestabilização da política nacional em ano pré-eleitoral.
Com Fonte83