Em todo ano que há eleição, diversas pesquisas eleitorais são divulgadas ao longo dos meses que precedem o pleito, apontando quem são eventuais favoritos para serem eleitos a partir da intenção de voto dos entrevistados.
Pensando nisso, o Polêmica Paraíba resolveu listar quais institutos de pesquisa paraibanos estão realizando pesquisas de intenção de voto nas cidades da Paraíba. Para esse levantamento, foram usados dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Até a data de fechamento desta matéria (sexta-feira, 5 de julho), 73 pesquisas foram registradas no estado desde janeiro deste ano. Delas, 45 foram realizadas por empresas paraibanas e as demais 28 por empresas de outros estados. Foram nove institutos paraibanos que fizeram pesquisas eleitorais até o momento na Paraíba.
Conheça:
Instituto Advise Consultoria e Pesquisa
Com sede em Guarabira, o Instituto Advise atua na realização de pesquisas mercadológicas com sistemas específicos capazes de fazer a coleta, tabulação e análise em um curto prazo de tempo. Além disso, está apta a organizar concursos públicos, processos seletivos, vestibulares, certificações e avaliações educacionais. Fundada em 1999, a empresa atua em todo o território nacional.
Com relação às pesquisas eleitorais, a estatística responsável pelas mesmas é Julyana Kelly Tavares de Araújo. Já foram cinco levantamentos realizados na Paraíba.
Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatística (Imape)
Sediado em Conceição, foi fundado em 1990. Uma das suas especialidades é justamente o ramo de pesquisas eleitorais, mostrando a evolução das preferências do eleitorado a cada campanha.
Sua equipe é formada por matemáticos, estatísticos, analistas políticos, econômicos, profissionais de marketing e de comunicação.
Até o momento o instituto realizou duas pesquisas na Paraíba. O estatístico responsável por elas foi Jerfson Bruno do Nascimento Honório.
Opinião Pesquisas Sociais
Com sede em Campina Grande, foi fundada em meados da década de 2000 e também atua na realização de pesquisas de mercado e opinião. O estatístico responsável pelas cinco pesquisas já realizadas pelo instituto em 2024 na Paraíba é José Joaquim Lira Roberto Braga.
Instituto Datavox
Criado em 2009 com sede em Campina Grande, o Datavox atua não só com a política, mas também com a execução de pesquisas de opinião pública, de mercado, comportamental e gestão de projetos.
O estatístico responsável é Bruno Agra, e até o momento, o instituto já realizou 11 pesquisas eleitorais no estado.
Certifica Consultoria e Pesquisa
A Certifica Consultoria e Pesquisa foi fundada em 2014 e tem sede em João Pessoa. Até o momento, já realizou nove levantamentos na Paraíba, tendo Adenilson Borba Lopes da Silva como o estatístico responsável.
Falcão Pesquisas e Publicidade
O instituto Falcão Pesquisas e Publicidade possui ampla experiência na divulgação de pesquisas eleitorais no Nordeste. O instituto tem sede em Patos, e está no mercado desde 2010.
Em 2024, já realizou sete pesquisas eleitorais, tendo Jerfson Bruno do Nascimento Honório como estatístico responsável.
Insight Global Serviços
A mais nova empresa entre as listas, sendo fundada em 2023, a Insight Global Serviços tem sede em João Pessoa. Com atuação em pesquisas de mercado e de opinião pública, a Insight já realizou duas pesquisas na Paraíba, tendo Adenilson Borba Lopes da Silva como estatístico responsável.
CDI Pesquisa e Tecnologia
Assim como a empresa anterior, a CDI Pesquisa e Tecnologia foi fundada em 2023, com sede em João Pessoa. O Instituto CDI conta com uma equipe com mais de 10 anos de experiências em pesquisas.
Até o momento realizou uma única pesquisa na Paraíba, sob responsabilidade da estatística Julyana Kelly Tavares de Araújo.
IP Pesquisas
O IP Instituto de Pesquisas e Acompanhamento de Gestão é uma empresa paraibana com sede em Serra Branca, especializada em pesquisas de opinião, eleitorais e de mercado, fundada em 2021.
Ela fez três pesquisas até o momento, sob a responsabilidade do estatístico Filipe Moreira Martine.
Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://www.polemicaparaiba.com.br