A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e deputada federal, Gleisi Hoffmann (PT), defendeu o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), nesta quarta-feira (2), após a viralização de vídeos gerados por inteligência artificial que fazem alusão a um jantar do político com empresários de forma crítica e satírica.
Em publicação nas redes sociais, Gleisi classificou os ataques como “pessoais e desqualificados” e disse que esse tipo de prática não contribui para o debate democrático.
“O debate, a divergência, a disputa política fazem parte da democracia. Mas nada disso autoriza os ataques pessoais e desqualificados nas redes sociais contra o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, o que repudio. Não é assim que vamos construir as saídas para o Brasil, dentre as quais se destaca a justiça tributária. O respeito às instituições e às pessoas é essencial na política e na vida”, afirmou a parlamentar.
Desde a última terça-feira (1º), vídeos com o personagem fictício “Hugo Nem Se Importa” circulam nas redes sociais, parodiando o deputado paraibano. As peças geradas por IA simulam situações como jantares com empresários, associando o político a interesses das elites econômicas e o acusando de não se importar com a população mais pobre.
MaisPB