Grave acidente na rodovia que liga Sumé ao Congo deixa uma vítima fatal e sete feridos

Um grave acidente foi registrado na noite desta quarta-feira (25), na rodovia PB-214, que liga os municípios de Sumé e Congo, no Cariri da Paraíba. O acidente envolveu um veículo Gol, que transportava duas crianças e quatro adultos, e um Fiat, que estava ocupado por dois homens. Um deles veio a óbito no local.

De acordo com informações, no Gol estava o motorista, Neto, que está consciente e orientado, e o veículo acabou colidindo com o Fiat. No momento do acidente, o motorista do Fiat, identificado como Admar da Silva, natural do distrito de Pão de Açúcar, em Santa Cruz do Capibaribe, não resistiu aos acidentes e faleceu no local. A equipe do Samu tentou reanimá-lo, mas sem sucesso.

Os demais ocupantes do Gol foram encaminhados ao Hospital Alice de Almeida, em Sumé. Duas crianças apresentaram escoriações leves, enquanto os adultos, sendo um deles que sofreu um afundamento no crânio, foram transferidos para Campina Grande, mas estão conscientes. As vítimas restantes, incluindo Neto e sua esposa, que sofreram lesões múltiplas, estão conscientes e orientadas.

Uma outra pessoa se envolveu no acidente, identificada como Karol, filha de Aurélio, conhecida por promover festas. Ela estava no Gol e também foi encaminhada para atendimento médico. Karol está consciente e orientada. Além dela, Kennedy, auxiliar de Karol nas festas, natural de Campina Grande, ficou gravemente ferido, sendo entubado e levado em estado grave para Campina Grande.

Outra pessoa que estava no Fiat, foi identificada por Breno Valentim, filho de Admar, sofreu ferimentos na perna, mas seu estado de saúde é estável. A família estava no caminho de Santa Cruz do Capibaribe.

PARAÍBA DA GENTE

Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics

 

Imagem ilustrativa (Foto: Prefeitura de Campinas)

O Brasil assume a presidência do Brics em 1º de janeiro do ano que vem e receberá, pela quarta vez, a reunião de cúpula do grupo. Para o governo brasileiro, essa será uma oportunidade de buscar entendimento, entre as dez nações que compõem o grupo, na direção da construção de um mundo melhor e mais sustentável.

Em entrevista à Agência Brasil, o embaixador Eduardo Saboia, sherpa (ou seja, o negociador-chefe) do Brics em 2025, afirma que o grupo, pelo tamanho de sua população (mais de 40% do total global) e de sua economia (37% do PIB mundial por poder de compra), tem uma grande importância no cenário global.

“Se você quer construir um mundo melhor, um mundo sustentável, o Brics tem que ser parte dessa construção. E é importante que haja um entendimento entre esses países, porque esse entendimento ajuda você a alcançar um entendimento mais amplo [com outros países]”, disse Saboia.

Além de temas que já vêm sendo discutidos no Brics, como a possibilidade do uso de moedas locais no comércio entre os países e a reforma da governança global, o Brasil aproveitará sua posição à frente do grupo, para buscar entendimento em temas como as mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável com redução da pobreza e uma governança sobre a inteligência artificial.

A questão do clima é de especial interesse porque o Brasil sediará também neste ano, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), em Belém.

“Como a gente pode aproveitar a presidência do Brics para construir um entendimento que possa ajudar para o êxito da COP-30? Os países que são membros do Brics têm um papel central na questão da energia, que é a principal fonte de emissões de gases do efeito estufa”, afirma.

Já a governança da Inteligência Artificial (IA) é um tema relevante uma vez que, segundo o embaixador, essa é uma tecnologia “disruptiva”. “Não existe uma governança da inteligência artificial, mas essa é uma discussão que está ocorrendo. Quem sabe no Brics, durante a presidência brasileira, a gente possa avançar na ideia de ter uma visão desses países sobre como deve ser a governança da inteligência artificial”.

De acordo com Saboia, o Brics é uma força de construção e também estabilizadora. “É estabilizadora porque se você tem esses países, que são muito diferentes e com sistemas políticos diferentes, cada um com seus desafios, se entendendo e eles se reúnem todo ano, isso é bom para todo mundo, porque dali saem soluções para a população”.

Ampliação

A primeira reunião de cúpula ocorreu em 2009, apenas com Brasil, Rússia, Índia e China (o Bric original). Em 2011, a África do Sul aderiu, transformando a sigla em Brics.

Em 2023, na cúpula de Johannesburgo, na África do Sul, o Brics convidou Argentina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes, para se juntarem ao grupo a partir de janeiro de 2024. A Argentina decidiu não aderir, enquanto os demais participaram da cúpula deste ano, em Kazan, na Rússia.

O embaixador Saboia explica que a expansão dos Brics é resultado do êxito do grupo. “O Brics hoje desperta grande interesse e é importante que ele seja representativo dos países do sul global, dos países emergentes”.

Segundo ele, a ampliação do grupo tem apoio do Brasil e dialoga com a posição do país em relação à reforma da governança global. “Se a gente defende a reforma e a ampliação do Conselho de Segurança [da ONU], faz sentido que a gente tenha uma ampliação do Brics. Agora essa plataforma [o Brics], tem uma pauta, tem um acerto, então os países que entraram, abraçaram essas conquistas. Uma das prioridades é fazer com que essa incorporação se dê da maneira mais suave e efetiva possível”.

Na cúpula de Kazan, o Brics também anunciou uma nova modalidade de membros (os países associados) e definiu-se que 13 nações seriam convidadas: Cuba, Bolívia, Turquia, Nigéria, Indonésia, Argélia, Belarus, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Vietnã e Uganda.

Saboia afirma que o anúncio em relação à adesão dos países parceiros será feito nas próximas semanas. “Uma das prioridades da nossa presidência é fazer com que esses países se sintam acolhidos na família do Brics. É importante que haja um trabalho para que eles se envolvam. Eles participarão das reuniões de ministros de Relações Exteriores e também há previsão que eles participem da cúpula [de 2025]”.

fonte: Agência Brasil. 

Ao menos 38 pessoas morreram na queda do avião da Embraer no Cazaquistão

(foto: reprodução/redes sociais)

A queda de um avião no Cazaquistão, nesta quarta-feira (25/12), deixou 38 pessoas mortas. A informação foi dada pelo vice-primeiro-ministro Qanat Bozymbaev.

O avião caiu na região oeste do Cazaquistão com 67 pessoas a bordo. Do total de pessoas a bordo, 62 eram passageiros e cinco da tripulação

Entre as pessoas a bordo estavam 37 cidadãos azerbaijanos, seis cazaques, três quirguizes e 16 russos. A causa da queda do avião ainda não foi determinada.

A aeronave, um Embraer 190, voava entre Baku, a capital do Azerbaijão, e Grozny, a capital da república russa da Chechênia.

“Não podemos divulgar os resultados da investigação no momento. Todos os cenários possíveis estão sendo examinados e as perícias necessárias estão sendo realizadas”, destacou a Procuradoria Geral azerbaijana.

fonte: Correio Braziliense.

Roberto Carlos leva o próprio sanitário aos shows e faz exigência sobre as rosas, diz empresária

Roberto Carlos. (foto: reprodução/redes sociais/Caio Girardi)

Em entrevista a Kaká Meyer no KakáPod, a empresária de eventos e especialista em marketing Carolina Nunes comentou sua experiência nos bastidores de um show de Roberto Carlos.

Ela comandou parte da equipe de uma apresentação do cantor em Santos, litoral paulista, para 3 mil pessoas. Disse ter sido surpreendida com as poucas exigências de comes e bebes.

“A lista de camarim era super simples. Era uma bolachinha, café, água, umas coisas bem simples”, contou. Roberto Carlos leva os pratos, copos e talheres que vai usar.

“Agora, a parte de estrutura é que foi o B.O.”, afirmou Carolina. “Ele leva o sanitário dele.” A produção do artista providencia o transporte e a instalação do vaso químico portátil.

Essa preocupação com a higiene pessoal pode ter a ver com a mania de limpeza dele, consequência de TOC (transtorno obsessivo compulsivo).

Em abril de 2021, o cantor comentou em ‘O Globo’ que o cuidado “ficou mais rigoroso” na pandemia de covid-19, especialmente a lavagem das mãos várias vezes ao longo do dia.

Carolina Nunes relatou também a determinação sobre as rosas brancas e vermelhas tradicionalmente oferecidas pelo ‘rei’ às fãs ao final de cada show.

“Tem de cortar o caule (de todas) igual, não pode ter 1 centímetro a mais nem a menos”, explicou. Os espinhos devem ser tirados. “Todas (as flores) abertas e, se tiver alguma folhinha machucada, tem de tirar.”

A empresária destacou outra restrição a respeito de Roberto Carlos. “Eu nem poderia estar na frente dele com essa roupa”, disse, referindo-se à cor marrom, evitada pelo ídolo.

No dia do show, todos os membros da produção no evento em Santos usaram uniforme azul, a tonalidade preferida do supersticioso ídolo da música.

fonte: Portal Terra. 

URGENTE: Colisão entre veículos deixa vítima fatal e sete feridos na PB-214, entre Congo e Sumé

Na noite desta quarta-feira, 25 de dezembro, um grave acidente foi registrado na estrada da PB-214, no trecho entre os municípios do Congo e Sumé, no Cariri paraibano.

Uma colisão frontal entre dois veículos resultou em uma vítima fatal e sete pessoas feridas, incluindo duas crianças. Segundo informações preliminares, o acidente envolveu um Volkswagen Gol, com ocupantes da cidade de Sumé, e um Fiat Uno, registrado em Pernambuco.

Todos os ocupantes do Gol que são da cidade de Sumé ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital e Maternidade Alice de Almeida, em Sumé. Devido à gravidade dos ferimentos e múltiplas fraturas, eles estão sendo transferidos para Campina Grande.

No Fiat Uno, o motorista, identificado como Ademar da Silva, da cidade de Pão de Açúcar (PE), não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Os demais ocupantes, incluindo o filho do motorista, foram socorridos e levados ao hospital de Sumé.

O acidente mobilizou equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, ambulâncias das cidades de Sumé e Congo, além da Polícia Militar, que prestaram assistência no local.

A perícia está sendo realizada para determinar as causas da colisão. O trânsito no trecho permanece interditado, e as autoridades reforçam a necessidade de cautela ao trafegar pela região.

De Olho no Cariri

11º Batalhão realiza arrecadação e distribuição de alimentos nas cidades de Monteiro e Sumé

Nesta última terça-feira, 24 de dezembro, o 11º Batalhão de Polícia Militar realizou mais uma edição da Operação PM Solidária, arrecadando e distribuindo alimentos não perecíveis para entidade sem fins lucrativos e famílias carentes nos municípios de Monteiro e Sumé, na região do Cariri paraibano.

A ação teve como objetivo levar mais esperança e alegria para as famílias neste período natalino, reforçando o compromisso do 11º BPM não apenas com a segurança pública, mas também com iniciativas que aproximam a instituição da comunidade.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO DA AÇÃO

Com Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 11º BPM

Destroços de avião que caiu em Manicoré são encontrados

Uma aeronave de pequeno porte que desapareceu nas matas de Manicoré, no sul do Amazonas, no último dia 20 de dezembro, foi encontrada neste dia 25 de dezembro.

Conforme informações de fonte de Manicoré, foram encontrados três corpos dentro da aeronave totalmente destruída. A mulher do piloto estaria no município para fazer o reconhecimento do corpo. Uma força-tarefa vinha fazendo buscas desde o desaparecimento do avião.

Ainda não há informação de quem são as vítimas e outros detalhes do acidente.

Local do acidente

O avião que foi visto caindo na comunidade Bom Jesus, no Município de Manicoré, Sul do Amazonas, na manhã da sexta-feira passada.

Os destroços estavam a dois quilômetros do ponto onde foi visto em queda.  Três pessoas estavam a bordo. Dois eram dois pilotos que saíram da cidade de Ji Paraná (RO) com destino a Manaus.

A aeronave foi encontrada por comunitários. Mas as buscas eram feitas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil local. O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio, acompanharam e deram apoio aos esforços de resgates.

Familiares dos dois pilotos estão na comunidade.

Mata fechada

A mata densa dificultou a localização do aparelho de pequeno porte. Ele estava a cerca de um hora a pé de Bom Jesusque fica a dez quilômetros da sede.

Avião fabricado por empresa brasileira cai com mais de 60 pessoas no Cazaquistão

Um avião com 67 pessoas caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, informaram agências de notícias russas na madrugada desta quarta-feira (25), citando o Ministério de Emergências do Cazaquistão. O avião foi fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Um órgão de aviação da Rússia informou em comunicado que informações preliminares apontam que o piloto decidiu fazer um pouso de emergência após uma colisão com um pássaro.

De acordo com a Associated Press (AP), das 67 pessoas na aeronave, 28 sobreviveram, sendo que 22 feridos foram hospitalizados. Segundo a agência, mais de 30 pessoas morreram. Os números estão sendo atualizados conforme o trabalho de resgate avança.

Inicialmente, a mídia cazaque havia informado que 105 passageiros e cinco tripulantes estavam a bordo. Depois, a informação foi corrigida para 62 passageiros e cinco tripulantes.

Passageiros feridos foram vistos saindo de uma parte da fuselagem que permaneceu intacta.

Com G1

‘O Auto da Compadecida 2’ estreia hoje nos cinemas paraibanos; veja horários das sessões

O segundo filme da clássica obra ‘O Auto da Compadecida’, do paraibano Ariano Suassuna, estreia nesta quarta-feira (25), dia de Natal, nos cinemas de todo o país. O filme tem direção de Flávia Lacerda e Guel Arraes, este último que também atuou como diretor no primeiro filme da obra, que se tornou um sucesso dos anos 2000.

A obra tem 1h54 e tem no elenco nomes conhecidos do público que acompanhou o primeiro filme, como Mateus Nachtergaele (João Grilo), Selton Mello (Chicó), Virginia Cavendish (Rosinha) e Taís Araújo (interpretando Nossa Senhora da Conceição Aparecida).

Segundo a sinopse do filme, após 20 anos desaparecido, João Grilo retorna para a cidade de Taperoá e reencontra com seu fiel escudeiro Chicó, que carrega adiante a história de que Nossa Senhora operou um milagre e ressuscitou o amigo. João Grilo, então, agora é considerado uma espécie de santo e seu status de celebridade chama a atenção especial dos dois políticos mais poderosos da região, querendo utilizá-lo como cabo eleitoral.

Vendo toda essa comoção como uma oportunidade para finalmente enriquecer, João Grilo organiza um de seus famosos trambiques. Mas, nada sai como o planejado e o passado retorna e se repete para o sertanejo.

Na Paraíba, como observou o ClickPB, ‘O Auto da Compadecida 2’ está sendo exibido, a partir de hoje (25), nas diversas salas de cinema na capital, em Campina Grande e outros municípios. A reportagem preparou um levantamento com os horários das sessões com o filme, neste dia de estreia.

Cinemas de João Pessoa

Cinema de Guarabira

Cinemas de Campina Grande

Cinema de Remígio

Cinema de Patos

Cinema de São Bento

De Olho no Cariri

Click PB

Senadora Daniella Ribeiro revela ter sofrido assédio de ex-ministro do governo Bolsonaro

A senadora Daniella Ribeiro (PSD) revelou, nessa segunda-feira (23), ter sido vítima de assédio por parte do ex-ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A revelação foi feita em entrevista ao jornalista Luis Torres, da TV Arapuan.

O episódio teria ocorrido há dois anos, durante um almoço com congressistas na residência oficial da Presidência da Câmara dos Deputados.

Segundo a senadora, o ministro participava do encontro para apresentar programas do ministério a parlamentares, incluindo deputados e senadores. Durante seu discurso, Ramos teria feito comentários considerados inapropriados.

“O ministro estava lá para falar sobre os programas do ministério, explicando tudo para o partido, incluindo deputados e senadores. Quando ele começou a falar, olhou para mim e disse: ‘Eu quero cumprimentar o senador’. Aí ele virou para mim novamente e comentou: ‘Você que estava lá ontem no discurso, você não tem ideia da confusão que isso causou na minha casa. Quando cheguei em casa, disse à minha esposa que você era assessora, porque se eu dissesse que você era senadora eu não entraria mais em casa’.”

Mais PB