Skip to main content

LUTO NA MÚSICA: Caçulinha, músico do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O músico Rubens Antonio da Silva, mais conhecido como Caçulinha, morreu na madrugada desta segunda-feira, 5, aos 86 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Maggiore, em São Paulo, há cerca de dez dias, onde se recuperava de um infarto. 

Por admin

05/08/2024 11h00 Atualizado recentemente

O músico Rubens Antonio da Silva, mais conhecido como Caçulinha, morreu na madrugada desta segunda-feira, 5, aos 86 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Maggiore, em São Paulo, há cerca de dez dias, onde se recuperava de um infarto. 

“Uma vida de dedicação à música popular brasileira. O maestro, com ouvido absoluto, que tocou com os grandes artistas, gravou mais de 30 discos e divertiu muita gente por 60 anos na televisão, deixa um legado imenso de amor à arte”, diz nota publicada no perfil do Instagram de Caçulinha.

De acordo com a postagem, o velório será na Capela do Cemitério São Paulo, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista, a partir das 11h. O sepultamento será às 16h no mesmo local.

Trajetória

Caçulinha nasceu em 15 de março de 1938 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. O pai dele, Mariano de Silva, foi um grande compositor sertanejo que fez sucesso na região.

Junto do irmão, Caçula – de quem Caçulinha herdou o nome artístico – formou a primeira dupla sertaneja a gravar disco no Brasil. Aos 8 anos de idade, já era uma criança prodígio que tocava acordeão e exibia uma habilidade rara: o ouvido absoluto.

Ele era capaz de identificar ou recriar qualquer nota musical mesmo sem ter um tom de referência. Familiares contam que ele reproduzia na sanfona qualquer música que o pai e o tio cantarolavam.


Confira também: .

Queridinho de vários artistas, Caçulinha tocou com Elis Regina, Jair Rodrigues, Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, João Gilberto, Simonal, Dominguinhos, Gonzaguinha, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia e Milton Nascimento.

Porém, foi na TV que ele ganhou projeção, quando foi contratado com exclusividade pela Record, em 1965, para tocar no programa “Fino Trato” — atração apresentada por Elis Regina e Jair Rodrigues. Mais tarde, nos anos 1980, o artista foi contratado pela Bandeirantes, onde comandou o programa “Caçulinha Entre Amigos”. Ainda na emissora, participou do programa “Perdidos na Noite”, que já era comandado por Faustão.

Em 1989, ele foi com o apresentador para a Globo e entrou para a banda do “Domingão do Faustão”, onde ficou por 25 anos, acompanhando todas as atrações musicais do dominical ao lado de Fausto.

Após sua saída da Globo, Caçulinha foi para a TV Gazeta em 2015, fazendo parte do programa “Todo Seu”, apresentado por Ronnie Von. Sua passagem por lá se encerrou em março de 2019.

Fonte: Istoé
Créditos: Polêmica Paraíba

Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://www.polemicaparaiba.com.br

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda!

Your Email address will not be published.