Se encerra na próxima segunda-feira (5) o período que partidos políticos e federações partidárias têm para realizar suas respectivas convenções para escolher quem serão seus candidatos nas eleições municipais deste ano.
Pensando nisso, o Polêmica Paraíba resolveu listar quais partidos ainda deverão realizar suas convenções para a definição de seus candidatos a prefeito nas duas principais cidades do estado, João Pessoa e Campina Grande. Além da definição do candidato, a convenção serve também para sacramentar qual número de urna cada candidato utilizará no pleito.
Vale lembrar que para o cargo de prefeito, cada partido ou federação pode requerer o registro de apenas um candidato, além de seu respectivo vice. Já para o cargo de vereador, partidos e federações poderão lançar um total de candidatos de até 100% das vagas a serem preenchidas nas Câmaras Municipais, mais um.
Por exemplo em João Pessoa, serão eleitos 29 vereadores. Com isso, cada partido ou federação poderão lançar até 30 candidatos ao cargo. Já em Campina Grande, como são 23 cadeiras, cada partido pode lançar 24 nomes.
Após 5 de agosto, último dia do prazo das convenções, os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Confira as datas das convenções:
João Pessoa
No dia 3 de agosto, o PL deve oficializar a chapa do ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) concorrendo a prefeito tendo o pastor Sérgio Queiroz (NOVO) como vice.
O Progressistas faz sua convenção no dia 5 para oficializar o nome de Cícero Lucena (PP) para concorrer à reeleição. A chapa vitoriosa em 2020 será repetida com Léo Bezerra (PSB) como candidato a vice-prefeito.
Outro partido que também faz sua convenção no último dia é o Podemos, que lançará o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), que terá como vice Amanda CSI (MDB).
Além desses três nomes, outros dois pré-candidatos já tiveram seus nomes lançados pelos seus respectivos partidos.
No último domingo (28), o PT fez sua convenção para oficializar a pré-candidatura de Luciano Cartaxo (PT), tendo Amanda Rodrigues (PT) como candidata a vice.
Um dia antes, no sábado (27), o Unidade Popular confirmou Yuri Ezequiel (UP) como pré-candidato a prefeito, ao lado de Josiane Soares (UP) como pré-candidata a vice.
Campina Grande
O PDT confirmará André Ribeiro (PDT) como candidato a prefeito de Campina Grande em convenção na próxima sexta-feira (3). Ainda não há confirmação de quem irá compor sua chapa.
O PSB realiza sua convenção no sábado (4), quando irá confirmar a pré-candidatura de Jhony Bezerra (PSB) à prefeitura da cidade. O pré-candidato também não tem seu vice definido.
Também no sábado acontece a convenção do PCdoB, que lançará oficialmente o nome de Inácio Falcão (PCdoB) na disputa pela prefeitura da cidade. Inácio também não tem nome divulgado para compor a vice.
Em Campina Grande, o União Brasil oficializa a pré-candidatura do atual prefeito Bruno Cunha Lima (União), no dia 5 de agosto. Ainda não há definição de quem será seu vice na chapa.
O PSD, também no dia 5, confirmará a pré-candidatura de Rosália Lucas (PSD) à prefeitura de Campina Grande. O nome do vice deve ser conhecido durante o evento.
O Novo, que terá Artur Bolinha (Novo) disputando a eleição para prefeito em Campina Grande, realiza sua convenção também na segunda-feira (5). A vice na chapa será a médica Annelise Meneguesso (PL).
O Podemos, cuja convenção é uma das mais aguardadas em Campina Grande devido à indefinição do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), marcou seu evento para 5 de agosto.
A única convenção já realizada até o momento é a do PSOL, que confirmou a pré-candidatura de Nelson Júnior (PSOL) no último sábado (27). Ele terá como vice Marry Rodrigues (UP).
Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://www.polemicaparaiba.com.br