O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) representou o Congresso Nacional Brasileiro no X Fórum Parlamentar do BRICS em São Petersburgo, na Rússia. O evento reuniu os presidentes dos parlamentos dos países que compõem o bloco. Segundo Veneziano, o Fórum teve o objetivo de tratar sobre temas de interesse multilateral.

Cerca de 400 delegados de 16 países, incluindo a Rússia, participaram do fórum, que foi aberto na última quinta-feira (11) e terminou na sexta-feira (12). O tema central do encontro foi “O Papel dos Parlamentos no Fortalecimento da Multipolaridade para o Desenvolvimento e a Segurança Global Justa”.

“Retomada de boas relações”

Em entrevista a agências internacionais, Veneziano, representado a delegação brasileira, disse que na retomada da política externa brasileira, durante o governo Lula, o Brasil voltou a priorizar as excelentes relações bilaterais que cultivou por cada Estado-membro do BRICS.

“Acolhemos a ampliação que nos confere a oportunidade de ampliar apoio ao BRICS na arena internacional, como vetor de reforma e avanço de objetivos compartilhados e de cooperação (…). O Brasil, senhoras e senhores, vê o BRICS como uma ferramenta indispensável para a reforma do sistema internacional, de modo a atribuir um protagonismo devido aos países em desenvolvimento, reformando e fortalecendo as instituições de governança global e tornando-as ainda mais aptas a enfrentar os grandes desafios do século XXI”, disse o Vice-Presidente do Senado brasileiro.

Ao mesmo tempo, Veneziano declarou que há grande valorização da “(,,,) oportunidade de intercâmbio de boas práticas e o engajamento construtivo com os países-membros para o avanço de propósitos comuns. Nesse sentido, nós reiteramos o apoio brasileiro às iniciativas e propostas da presidência russa do BRICS”.

G 20

Veneziano Vital do Rêgo também comentou que, ocupando a presidência do G20, o Brasil está atribuindo um papel importante às atividades do chamado P20, que reúne as presidências dos parlamentos dos países das maiores economias do mundo.

“Recordo que o G20, neste ano, está focado nos seguintes temas propostos pelo Brasil: reforma das instituições globais, mudança do clima e desenvolvimento sustentável, e inclusão social e combate à fome e à pobreza. Assim como o Brasil está de volta ao cenário internacional, o mundo tem voltado a depositar seu olhar no nosso país”, complementou o representante brasileiro no Fórum.

Putin defendeu parlamento do BRICS

Em seu discurso na abertura do fórum, o presidente russo Vladimir Putin admitiu a possibilidade de criar futuramente uma estrutura parlamentar do BRICS, deixando claro que o grupo reflete os interesses tanto do Sul Global como do Leste Global. Segundo ele, a cúpula parlamentar do BRICS reforça a legitimidade da organização e sua influência mundial.

Veja abaixo os representantes de cada país no Fórum:

Índia – Mr Shri Harivansh, Deputy Chairman of the Rajya Sabha of the Sansad of the Republic of India

Brasil – Mr Veneziano Vital do Rêgo, First Vice-President of the Federal Senate of the National Congress of the Federative Republic of Brazil

Egito – Dr. Hanafy Gebaly, Speaker of the Majlis Al-Nuwab (the House of Representatives) of the Arab Republic of Egypt

Índia – Mr Om Birla, Speaker of the Lok Sabha of the Sansad of the Republic of India

China – Mr Leji Zhao, Chairman of the Standing Committee of the National People’s Congress of the People’s Republic of China

Rússia – Ms Valentina Matvienko, Speaker of the Federation Council of the Federal Assembly of the Russian Federation

Rússia – Mr Vyacheslav Volodin, Chairman of the State Duma of the Federal Assembly of the Russian Federation

Irã – Mr Mohammad Bagher Ghalibaf, Speaker of the Islamic Parliament of the Islamic Republic of Iran

Etiópia – Mr. Agegnehu Teshager, Speaker of Yefedereshein Mekir Bete (the House of Federation) of the Federal Democratic Republic of Ethiopia

Emirados Árabes Unidos – Dr. Ali Rashid AlNuaimi, Head of the Committee for Defense, Interior and Foreign Affairs of the Federal National Council of the United Arab Emirates

Assessoria

Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://www.polemicaparaiba.com.br