Skip to main content

Lenda do basquete e inspiração do logo da NBA morre aos 86 anos

Jerry West, um dos principais ídolos da história da NBA, morreu aos 86 anos na manhã desta quarta-feira (12). A causa da morte do ex-jogador não foi divulgada. Membro do Hall da Fama, West é apontado como o jogador que inspirou a logo da NBA. En

Por admin

12/06/2024 15h05 Atualizado recentemente

Jerry West, um dos principais ídolos da história da NBA, morreu aos 86 anos na manhã desta quarta-feira (12). A causa da morte do ex-jogador não foi divulgada.

Membro do Hall da Fama, West é apontado como o jogador que inspirou a logo da NBA. Entretanto, apesar das semelhanças evidentes entre a silhueta da marca e o atleta, a liga nunca confirmou a informação.

A carreira de Jerry West:

Campeão da NBA em 1972
MVP das Finais em 1969
14x All-Star
12x Seleção da NBA
4x Seleção Defensiva da NBA
Cestinha em 1970
Líder de assistências em 1972

Como executivo do Lakers e do Warriors, ganhou mais 8 títulos.

O eterno logo… pic.twitter.com/TMYmFFD4ky— NBA da bad (@NBAdabad) June 12, 2024

Carreira como jogador

O jogador fez história com a camisa dos Los Angeles Lakers. Ele atuou na franquia da Califórnia por 14 anos, somando médias impressionantes de 27 pontos, 6.7 assistências e 5.8 rebotes. Além disso, com um grande trio formado junto de Wilt Chamberlain e Elgin Baylor, venceu o título da NBA na temporada de 1971-1972.


Confira também: .

Em relação a conquistas pessoais, West foi medalhista olímpico pela seleção dos Estados Unidos nos jogos de 1960. Pela NBA, o ala pertence ao Hall da Fama da liga, sendo eleito 14 vezes para o “All-Star Game” da NBA, cinco vezes para o time defensivo do ano e uma vez MVP das finais.

Esse último feito, inclusive, foi realizado de maneira inusitada. West é o único jogador da história da NBA que foi eleito o MVP das finais sendo o perdedor da série. Em 1969, o jogador e os Lakers foram derrotados pelo Boston Celtics, liderados por Bill Russell, e, apesar do resultado, o atleta da franquia da Califórnia foi eleito o melhor jogador das finais.

West também tem uma carreira extremamente vitoriosa como executivo. O ex-jogador ajudou a formar a equipe dos Lakers comandada por Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar, que ganhou cinco títulos da NBA nos anos 80. Além disso, foi uma das peças fundamentais para tomar as decisões de trazer Kobe Bryant e Shaquille O’Neal para a franquia da Califórnia na década de 90. Ele foi campeão em 2000, mas os Lakers ainda conquistaram os títulos de 2001 e 2002.

West também conquistou mais dois títulos em 2015 e 2017 como executivo dos Golden State Warriors, liderados por Stephen Curry e Kevin Durant. Depois do seu último título pelos Warriors, o ex-jogador trabalhou como dirigente dos Los Angeles Clippers até este ano.

O executivo será indicado novamente para o Hall da Fama da NBA em agosto, por seu trabalho como dirigente.

Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://www.polemicaparaiba.com.br

Comentários (0)

Faça seu Login para participar da conversa
Entrar