Skip to main content
menu

Diretamente da Itália, médico chinês opera paciente em Pequim utilizando robô e conexão 5G

Nesta semana, um médico chinês realizou uma cirurgia de próstata em um paciente de maneira totalmente remota. O enfermo estava na capital Pequim, já o cirurgião Zhang Xu, se encontrava em uma sala especializada na cidade de Roma, na Itália. Na

Por admin

11/06/2024 19h05 Atualizado recentemente

Nesta semana, um médico chinês realizou uma cirurgia de próstata em um paciente de maneira totalmente remota. O enfermo estava na capital Pequim, já o cirurgião Zhang Xu, se encontrava em uma sala especializada na cidade de Roma, na Itália. Na ocasião, o procedimento foi registrado como sendo o primeiro no mundo realizado entre dois continentes distintos.

[publishers_addon_related_posts]

A ação foi viabilizada por meio de um console cirúrgico conectado a um conjunto de braços robóticos potencializados com 5G, além de internet por fibra óptica. Com isso, a metodologia utilizada contou também com telas que exibiam imagens em tempo real do paciente, fazendo com que o médico pudesse detectar movimentos e controlar o robô.

Dessa forma, conseguiu remover um tecido tumoroso do paciente. Além disso, toda a execução foi transmitida ao vivo durante uma conferência médica realizada em Roma, que teve como objetivo, discutir os avanços da telemedicina aliada à robótica e à Inteligência Artificial.


Confira também: .

Segundo a rede estatal CCTV, o procedimento foi um sucesso por conta da intensa cobertura da rede 5G no país, fato que contribuiu para a redução da latência (atraso entre comando e respostas) dos braços robóticos para 135 milissegundos, bem abaixo dos 200 milissegundos recomendados para telecirurgia.

O quadro do paciente é positivo, que após a cirurgia, segue se recuperando. Neste momento, o médico deseja trabalhar em aplicações militares para a tecnologia, o que permitiria instalar equipamentos cirúrgicos remotos para equipes chinesas.

Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://www.polemicaparaiba.com.br

Comentários (0)

Faça seu Login para participar da conversa
Entrar