Skip to main content
menu

Cariri paraibano prioriza educação, saúde e agricultura familiar no Orçamento Democrático Estadual 2024.

Foto: Paula Eduarda Gomes Santos A  Audiência do ODE 2024 aconteceu no sábado (08/06) na cidade de Monteiro e reuniu cerca de 3000 pessoas. O Orçamento Democrático Estadual (ODE) é uma política pública implementada pelo Estado da Paraíba des

Por admin

10/06/2024 22h54 Atualizado recentemente

Foto: Paula Eduarda Gomes Santos

A  Audiência do ODE 2024 aconteceu no sábado (08/06) na cidade de Monteiro e reuniu cerca de 3000 pessoas.

O Orçamento Democrático Estadual (ODE) é uma política pública implementada pelo Estado da Paraíba desde 2011. Ela tem como principal objetivo a escuta da população em torno da priorização de demandas para serem atendidas na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025.

No último sábado (08/06) foi a vez da 5ª região, composta pelos 18 munícipios do cariri ocidental, apresentarem suas demandas. Nesta edição, os eixos temáticos priorizados foram Educação, Saúde e Agricultura Familiar.

O eixo temático mais votado foi Educação (1427 votos). A votação expressiva se deve a mobilização em torno da Construção do 2º Bloco de Salas de Aula da UEPB Campus VI em Monteiro – PB, que foi assumida como uma demanda regional, pois 11 municípios da região apoiaram o pleito.


Confira também: .

Durante o espaço de falas da população o pleito da UEPB foi lembrado pelos oradores, como destaca a estudante Anielly Nunes que representou o munícipio de Prata “UEPB é um patrimônio do povo paraibano. A construção do segundo bloco da UEPB no Campus – VI é um desejo dos municípios que estão aqui. A UEPB também apoia a luta dos quilombolas, dos agricultores, da saúde, pois tudo está interligado.”.

Os eixos de Saúde e Agricultura vieram em seguida com aproximadamente 600 votos cada. Na saúde existem demandas específicas como a aquisição de aparelho de ressonância magnética para o Hospital Regional Santa Filomena. Na agricultura familiar os pleitos também são diversos abrangendo a aquisição de tratores e implementos agrícolas, regularização fundiária, construção de queijeiras e etc.

Na ocasião o Governador do Estado anunciou algumas obras e investimentos na região. Muitas dessas obras são fruto de reinvindicações nas edições passadas do ODE. Após a finalização das audiências, os Conselheiros que representam a região irão defender a priorização das demandas regionais mais votadas, fazendo valer a participação e o desejo do povo caririzeiro.

OPIPOCO

Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://opipoco.com.br

Comentários (0)

Faça seu Login para participar da conversa
Entrar