Skip to main content
menu

ALPB debate acesso à água na região do Cariri durante audiência pública em Sumé

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (7), audiência pública no município de Sumé para debater o acesso a água na região do Cariri. O evento, proposto pelo deputado Dr. Romualdo, contou também com as presença

Por admin

08/06/2024 06h45 Atualizado recentemente

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (7), audiência pública no município de Sumé para debater o acesso a água na região do Cariri. O evento, proposto pelo deputado Dr. Romualdo, contou também com as presenças do deputado George Morais, do ex-senador Efraim Morais, de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região.

Durante a audiência pública, foi realizada uma palestra com a pesquisadora e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFCG), Patrícia Cunha.

A região Cariri paraibano é formada por 30 municípios localizados na franja ocidental do planalto da Borborema, ocupando uma área de pouco mais de 20% do estado da Paraíba. De acordo com especialistas, o território compreende a “diagonal seca”, onde se observam os menores índices de precipitação pluviométrica do semiárido brasileiro. O deputado Dr. Romualdo destacou que “a água é um bem essencial à vida e deve ser vista e tratada como um bem precioso, pois tem valor inestimável e deve ser a qualquer custo, conservado e protegido”.

“Sou filho daqui, represento essa região, que era a mais sensível em água. A água chegou em 2017 com a transposição. Hoje, ela passa pela região mais seca do Brasil, porém, não está sendo distribuída como queríamos. Essa água precisa ser distribuída para toda a sociedade. A zona urbana precisa para o consumo. Tem que ser constante. As adutoras passam em zonas rurais, mas não se tem acesso. Então, o objetivo é que as pessoas tenham acesso a essa água, para que essa água possa melhorar a qualidade de vida”, disse o parlamentar.


Confira também: .

O parlamentar argumentou que a discussão proposta pela Assembleia Legislativa busca, acima de tudo, visa ouvir a população para que ela apresente suas demandas para que o poder público possa apresentar solução, fruto da união entre o poder público, moradores de áreas urbanas e da zona rural. “Esta pauta busca sensibilizar os governantes, a Assembleia trabalha com esse objetivo para viabilizar projetos e tornar a água acessível a todos”, resumiu o parlamentar.

Membro da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, o deputado George Moraes destacou que a audiência pública, em Sumé, tem como foco principal resolver o problema de acesso à água na região do Cariri paraibano. Para ele, o problema é grave e urgente. “Sem dúvida alguma uma das principais temáticas da região é o acesso à água, para o abastecimento humano, animal, para a agricultura. Por isso, a gente veio aqui para cobrar, principalmente, mais investimentos, providências que sejam urgentes, necessárias, porque a sede, ela não aguarda, ela não espera”, alertou.

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Comentários (0)

Faça seu Login para participar da conversa
Entrar