Skip to main content
menu

41ª edição do Maior São João do Mundo começa com forró tradicional de Alcymar Monteiro, Santanna e Flávio José

“Se avexe não”! O reinado do forró vai começar. É xote, xaxado e baião. É São João em Campina! A 41ª edição d’O Maior São João do Mundo começa nesta quarta-feira (29), com a promessa de se tornar uma das maiores festas de todos os

Por admin

29/05/2024 07h45 Atualizado recentemente

“Se avexe não”! O reinado do forró vai começar. É xote, xaxado e baião. É São João em Campina! A 41ª edição d’O Maior São João do Mundo começa nesta quarta-feira (29), com a promessa de se tornar uma das maiores festas de todos os anos. Este ano a festa acontece dentro das comemorações dos 160 anos de emancipação política de Campina Grande. A noite de abertura, reserva no palco do Parque do Povo, os shows de Alcymar Monteiro, Santanna, Flávio José e Sâmya Maia

A expectativa é que mais de 50 mil pessoas compareçam ao Parque do Povo, epicentro da festa, na noite de abertura para assistir os shows dos três grandes nomes da música nordestina. Um show pirotécnico com mais de 15 minutos, promete colorir os céus da Rainha da Borborema e dar as boas vindas a temporada junina. Mais de 3,1 milhões de pessoas são esperadas durante toda a festa. Do total de visitantes, 20% é composto por turistas.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, os festejos juninos de 2023 geraram uma movimentação econômica de cerca de R$ 500 milhões. A expectativa é que este ano a movimentação econômica aumente cerca de 20%.

A edição 2024 da festa ganhou um novo layout. Este ano, o Parque do Povo, espaço que concentra o Maior São João do Mundo, foi ampliado para aumentar a capacidade de público. Para que a ampliação fosse possível, 34 imóveis foram desapropriados e demolidos, e o setor sul aumentou 7.500 m².Com isso, o público máximo do São João subiu para 73.500 pessoas, um aumento da capacidade de aproximadamente 28% em relação à festa de 2023. De acordo com a Prefeitura, a área total do Parque do Povo passou de 31.595 m² para 39.934 m².

A ampliação foi possível após o aumento da área total do Parque do Povo e integração do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo) – espaço que fica vizinho ao PP – à área da festa. Em 2023, a capacidade de público ficou em 57.278, ou seja, este ano o São João de Campina Grande poderá receber cerca de 16 mil pessoas a mais.

Conforme o layout na área de cima ficará a cidade cenográfica, as ilhas de forró e setores gastronômicos. O túnel, na rua Lino Gomes, fará o encontro dos Parques do Povo com o Evaldo Cruz, o Açude Novo. O Quadrilhódromo, uma arena de eventos que abriga o festival e as apresentações de quadrilhas, estarão na área do Evaldo Cruz.


Confira também: .

Como disse o poeta “Grande festa nordestina, forró a cada segundo, nós fazemos em Campina o Maior São João do Mundo.” A edição 2024 do Maior São João do Mundo promete ser uma das maiores da história. Serão mais de 500 horas de forró e mais de 100 shows no palco principal, com artistas locais, regionais e nacionais. São quase mil atrações no total, incluindo 89 trios de forró que vão se apresentar nas ilhas espalhadas no Parque do Povo, na Pirâmide e no Parque Evaldo Cruz.

A grandiosidade do São João pode ser medida pelos números. Ao longo dos 33 dias da festa, são esperadas mais de 3 milhões de pessoas no Parque do Povo, tendo em vista programação e investimento feito pela Arte Produções, organizadora da festa.

Por ininterruptos 33 dias a sanfona, o triângulo e o zabumba, vão tocar o autêntico forró pé de serra. A festa, também abre espaço para outros ritmos como Henrique e Juliano, Alceu Valença, Elba Ramalho, Sorriso Maroto, Zezé Di Camargo e Luciano. Tradição na festa junina da Rainha da Borborema, Elba Ramalho se apresenta no dia 23 de junho, véspera de São João.

Também subirão ao palco d’O Maior São João do Mundo, que esse ano terá 33 dias de duração, artistas como Wesley Safadão, Xand Avião, Gustavo Lima, Geraldo Azevedo entre outros.

De Olho no Cariri

PB Agora

Comentários (0)

Faça seu Login para participar da conversa
Entrar