Quer instalar o Windows 11 ou o Windows 10 21H2? Não deixe de instalar esse patch!

No próximo mês, em outubro, o Windows 10 versão 21H2 e o Windows 11 versão 21H2, também conhecida como sendo a primeira versão estável do novo sistema operacional da Microsoft, estarão disponíveis como uma atualização opcional. Entretanto, antes deste momento chegar, alguns irão receber um novo patch para preparar o computador para estas grandes atualizações.

A atualização KB4023057 foi disponibilizada pela Microsoft diversas vezes. Inicialmente, esse update foi lançado em 2018, mas ele sempre retorna. Seu objetivo é tornar o Windows Update mais confiável, além de corrigir problemas relacionados ao registro do Windows e o sistema operacional no geral.

O que a atualização KB4023057 para Windows 10 traz?

De acordo com a descrição do que a atualização KB4023057 traz, a última modificação que houve no path foi feita no dia 18 de agosto de 2021. Esta última versão começou a ser disponibilizada a partir do final da semana passada. Teoricamente, este update pode ser instalado sem problemas.

Este update também utiliza o Microsoft Update Health Tools para reparar ou desabilitar as configurações do registro do Windows. Confira abaixo quais são as possíveis ações da atualização KB4023057:

  • Compactar arquivos para abrir espaço para a próxima atualização de recursos e atualizações importantes. Se um arquivo ou pasta tiver sido aprimorado pela atualização, eles aparecerão com duas setas azuis no diretório do perfil do usuário.
  • Exibir um aviso se o dispositivo estiver com pouco espaço disponível.
  • Disponibilizar novas opções para ajudar os usuários a limpar o espaço em disco para instalar a atualização em seu dispositivo facilmente quando ele estiver com pouco espaço em disco.
  • Redefinir as configurações de rede se forem detectados problemas ou se eles tiverem sido configurados para bloquear as atualizações incorretamente.
  • Limpar as chaves do registro, evitando atualizações.
  • Reparar componentes do Windows desabilitados ou corrompidos, impedindo atualizações em seu dispositivo.
  • Redefinir o banco de dados do Windows Update.

É importante salientar que esta atualização só irá aparecer se for necessária para o seu computador em específico.

Windows 10 versão 21H2 está chegando

Para aqueles que já possuem o Windows 10 versão 21H2, a versão 21H2 será disponibilizada. Entretanto, no caso do Windows 11, só será disponibilizado para aqueles computadores que cumprem com os requisitos impostos pela Microsoft como o módulo TPM 2.0 e processadores de oitava geração ou superior.

A Microsoft vem testando um recurso no Programa Windows Insider para mostrar um aviso no Windows Update ao atualizar para o Windows 10 versão 21H2. Trata-se de um alerta para promover o novo sistema operacional da empresa. Quando um computador é compatível com o Windows 11, aparecerá uma mensagem dizendo “Este PC pode executar o Windows 11”.

Lançamento e disponibilidade

O Windows 11 será disponibilizado no dia 5 de outubro de 2021, conforme a Microsoft já afirmou. Já no caso do Windows 10 versão 21H2, ainda não há uma data específica, mas sabe-se que será em algum momento no mês de outubro.