Opera Paraíba realiza mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Santa Filomena em Monteiro

Teve início na última segunda-feira (25) mais um mutirão de cirurgias de catarata promovido pelo programa Opera Paraíba no Hospital Santa Filomena, em Monteiro. Durante quatro dias vão ser realizadas cerca de 350 intervenções cirúrgicas.

“A demanda por cirurgia de catarata é muito alta, e é bastante comum os idosos apresentarem o problema. Graças ao Opera Paraíba, esses pacientes estão tendo a visão recuperada, e assim mais autonomia para desempenhar as atividades habituais,” esclarece a diretora do hospital, Adriana Rodrigues.

A catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho, cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias.

As pessoas acometidas pela doença costumam apresentar problemas de visão nublada, o que as impossibilitam de realizar atividades cotidianas como ler, escrever e dirigir. A enfermidade é bastante comum em pessoas da terceira idade e pode acontecer com mais frequência do que se imagina.

Este ano o programa já devolveu a oportunidade de voltar a enxergar a cerca de 2 mil paraibanos, que foram contemplados com cirurgias de catarata. Os procedimentos acontecem em forma de mutirão itinerante nos hospitais que integram a rede de saúde do estado, e agora passa a ser oferecido de forma periódica, a cada 15 dias, no Hospital de Clínicas, em Campina Grande.

The post Opera Paraíba realiza mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Santa Filomena em Monteiro first appeared on De Olho no Cariri.