Gurjão é o primeiro município da Paraíba a iniciar execução do Programa Mais Pecuária

Gurjão mais uma vez sai na frente e se torna o primeiro município da Paraíba a colocar em execução o Programa Mais Pecuária. Trata-se de uma parceria da prefeitura municipal com a CONAFER (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) para a execução do Programa Mais Pecuária, um programa de melhoramento genético de bovinos de leite e de corte, através de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em rebanhos de forma gratuita para os produtores familiares do município de Gurjão.

Em Gurjão, o Mais Pecuária teve início no dia 25 de março e está previsto para continuar pelos próximos 3 anos, com o objetivo de alcançar 600 prenhezes por ano.

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, já foram inseminadas 44 vacas na primeira semana de execução do Programa.

“O objetivo é obtermos 600 vacas com prenhez positiva comprovadas através de ultrassonografias este ano, contemplando 50 criadores que já foram cadastrados pelo município no projeto”, explicou o secretário Orlando Júnior.

Durante seu período de execução, o Mais Pecuária em Gurjão contemplará um total de 2.400 vacas prenhas, com comprovação através de ultrassonografia, como explicou Amanda Soares, assessora da presidência da Conafer: “O grande diferencial do Mais Pecuária Brasil é entregar a prenhez, não é só inseminar ou só um programa de doação de insumos, é um programa onde a gente efetiva, então é oferecido todo um pacote tecnológico porque hoje para poder estar fazendo esses trabalhos de ITF o plantel precisa estar todo adequado, então várias mudanças acabam ocorrendo.

O rebanho bovino de corte e leite do município está ganhando desenvolvimento através da tecnologia de inseminação artificial. Como resultado do melhoramento genético, o crescimento socioeconômico dos produtores será importante na contribuição para a implementação de novas políticas públicas municipais.

The post Gurjão é o primeiro município da Paraíba a iniciar execução do Programa Mais Pecuária first appeared on De Olho no Cariri.