A disciplina de Poesia Popular e Musicalidade, recentemente implementada na Rede Municipal de Ensino, deu início a um novo ciclo nesta segunda-feira, 14. A iniciativa visa enriquecer o aprendizado dos alunos e promover a cultura local através da arte poética e musical.
Prestigiando o momento estiveram presentes o vice-prefeito Cajó Menezes, a secretária de Educação, Ana Lima, o secretário de Cultura Nanido Cavalcante e a vereadora Rosa Aleixo. Na oportunidade os alunos puderam apresentar suas produções para os demais colegas, professores, funcionários e autoridades.
Dinâmica da Disciplina
A disciplina conta com uma equipe de três professores, todos com Licenciatura Plena: Angélica Costa, Larícia Pinheiro e Cloves Ferreira. Cada professor é responsável por atender a um grupo específico de escolas:
*Angélica Costa leciona nas escolas Adalice Remígio Gomes, Maria do Socorro Aragão Liberal e Laura Alves de Sousa.
*Larícia Pinheiro está presente nas escolas Tiradentes, Professora Maria Lauricéia Freitas e Tobias Remígio Gomes.
*Cloves Ferreira atende as escolas Laura Lopes Frazão, Professora Maria Lauricéia Freitas e Maria do Socorro Aragão Liberal.
Nesta nova etapa os artistas convidados para fazer a Caminhada Poética são: Arthurzinho do Acordeon, Ilmar Cavalcante, Lucia Almeida, Ruthi Ibiapino, Marcos Leopoldino, Michel Torres, Thúlio Fontinele, Carlinhos da Prata e Renê Cavalcante.
Poesia Popular e Musicalidade
O planejamento pedagógico da disciplina é realizado em conjunto com toda a Rede de Ensino. A cada quinzena, o planejamento alterna entre ser focado por escola e por componente curricular. Além disso, os professores da disciplina de Poesia Popular e Musicalidade participam de uma formação mensal específica com os autores da cartilha, Vinícius Gregório e Lindoaldo Campos, garantindo a constante atualização e aprimoramento do ensino. As sequências didáticas e os planos de curso são elaborados bimestralmente.
Reconhecimento e Publicação de Talentos
Uma das grandes novidades e incentivos da disciplina é a oportunidade para os alunos dos Anos Finais da Rede Municipal de Ensino que se destacarem em suas composições poéticas. Sejam poesias, cordéis, composições musicais ou outros estilos, as obras desses alunos terão a chance de ser publicadas em um livro de coletânea poética.
Os alunos cujas obras forem selecionadas não apenas receberão a obra impressa, mas também serão agraciados com um troféu e participarão de uma tarde de autógrafos. Este evento especial, que celebra a criatividade e o talento dos estudantes, será realizado durante a última culminância poética do ano, prevista para ocorrer entre o final de novembro e a primeira semana de dezembro. A data exata ainda está em fase de construção.
A culminância poética promete ser um grande festival de apresentações poéticas e musicais, contando com a participação de artistas e poetas de diversas categorias, que se unirão aos alunos em um momento de celebração da cultura e da arte.