Uma das celebrações mais queridas do Brasil, o arraiá mistura cultura, fé, comidas típicas e uma Cotuba bem gelada para acompanhar tudo isso. Festa Junina do Largo
Divulgação
Chegou a época mais animada (e saborosa) do ano: as festas juninas. É tempo de vestir camisa xadrez, pular fogueira, dançar quadrilha, preparar receitas com milho e reunir a turma para curtir os arraias.
A celebração, marcada por bandeirinhas coloridas e muita música, faz parte do calendário afetivo dos brasileiros e reúne tradições religiosas, elementos folclóricos e pratos típicos que encantam todas as idades.
Festa Junina de Votorantim (SP)
Divulgação / Danylo Marttins
De onde vem a festa junina?
A origem das festas juninas no Brasil remonta ao período colonial, quando os portugueses trouxeram para cá as festividades católicas em homenagem a três santos: Santo Antônio (13/06), São João Batista (24/06) e São Pedro (29/06). Na Europa, essas comemorações ocorriam no solstício de verão, e a fogueira era um símbolo de celebração da luz e proteção espiritual.
Aqui, essas festas foram incorporadas ao contexto agrícola do interior do país, especialmente no Nordeste e Sudeste, ganhando novas formas e sabores. Com o tempo, a festa junina se transformou em um grande evento popular que celebra a colheita, a religiosidade e a vida simples do campo.
Circuladô de Fulô agitou o público na Festa Junina de Votorantim (SP)
Eduardo Ribeiro Jr./g1
Comidas típicas: milho, amendoim, coco e… Cotuba!
Não dá pra falar de festa junina sem falar de comida. A base da maioria dos pratos dessa época é o milho, colhido fresquinho nesta temporada. Ele aparece em versões doces e salgadas, como pamonha, canjica, curau, bolo de milho e milho cozido.
O amendoim também tem seu espaço garantido, especialmente na paçoca, no pé-de-moleque e no amendoim torrado. Outros clássicos incluem arroz doce, cuscuz, cocada, broa, maçã do amor e, em algumas regiões, pratos com carne seca, como a paçoca de carne, feita com farinha e carne desfiada.
Cotuba combina com as comidas típicas de festa junina!
TV TEM
Para acompanhar tantas delícias, nada melhor do que uma bebida que também é tradição no interior paulista: Cotuba. Refrescante e com sabor único de guaraná, ela combina perfeitamente com as comidas típicas, seja em festas escolares, quermesses de bairro ou grandes eventos regionais.
Disponível nas versões normal, fit e zero açúcar, a Cotuba agrada a todos os gostos e pode ser encontrada nos melhores estabelecimentos do interior paulista, em embalagens de 200 ml, 1 litro e 2 litros — do tamanho ideal para dividir (ou não) com a turma.
Festa junina é uma comemoração tradicional
Edson Taciano / Divulgação Sesc
Tradições que aquecem o coração
Além das comidas, as festas juninas são conhecidas pela animação. A quadrilha é a dança típica da temporada, com trajes caipiras e coreografias que imitam um casamento no campo, cheio de personagens engraçados e comandos narrados por um animador. As músicas são um capítulo à parte: forró, baião, xote e sertanejo animam os arraiais de norte a sul.
Festa Junina
Fabiana Assis/g1
Outros elementos clássicos incluem a fogueira (símbolo de proteção), as bandeirinhas coloridas, o correio elegante (mensagens divertidas ou românticas entre os convidados) e brincadeiras como pescaria, jogo de argolas, cadeia e boca do palhaço. Muitas dessas atividades ajudam a arrecadar fundos para instituições, escolas ou igrejas.
Além disso, cada santo homenageado na festa tem seu papel:
Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”, é celebrado com simpatias e promessas de amor.
São João, o mais alegre, é o centro das comemorações com a tradicional fogueira.
São Pedro, padroeiro dos pescadores e das viúvas, fecha o mês com orações e bênçãos.
Quermesse tem barracas com quitutes de milho, pizza, lanches e doces em Itapetininga
Arquivo pessoal
Depois de conhecer um pouco mais sobre as curiosidades, tradições e delícias que fazem parte da festa junina, que tal testar o quanto você realmente sabe sobre esse tema? Prepare seu chapéu de palha, capriche no traje caipira e venha se divertir com o quiz da Cotuba.
É a oportunidade perfeita para descobrir se você é realmente fera nas tradições juninas ou se ainda precisa dar uma passadinha em mais alguns arraiás para aprender mais. Bora conferir seu nível de conhecimento sobre essa comemoração que é pura alegria, cultura e muito sabor!
Quiz Cotuba: quanto você sabe sobre a Festa Junina?