O ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu disse que o sucessor do presidente Lula é o PT e que a base do governo do petista, hoje, é formada de políticos de centro-direita.
"O sucessor de Lula é o PT", disse.
Dirceu afirmou que "a base do PT, como organização partidária, se desorganizou" e que "as instâncias deixaram de funcionar muitas vezes". Mas afirma que a esquerda não perdeu as eleições porque Lula voltou à presidência.
"A esquerda não errou porque, apesar de tudo o que aconteceu conosco entre 2013 e 2019, nós voltamos ao governo em 2022. Nós ganhamos cinco eleições. Agora, a esquerda se debilitou muito, saiu dos territórios, não conseguiu se empoderar nas redes sociais", explicou.
"Não, o PT, a base do PT não perdeu porque o PT deu resultado eleitoral, temos direitos da sociedade, e o PT se elegeu. O PT, como partido, organização partidária, se desorganizou, perdeu as instâncias, deixaram de funcionar muitas vezes, não conseguimos avançar na comunicação das regiões."
"O discurso, muitas vezes, é de um Brasil que não existe mais".
Para o ex-ministro, a direita foi acumulando forças desde 2014, e a esquerda teve que se defender. "Teve impeachment da Dilma, movimento Lula Livre, pandemia. Lula volta em 2022. Não foi uma vitória da esquerda, foi uma vitória do anti-bolsonarismo."
Sem conversar com Lula
Antes o braço direito do petista, Dirceu disse que há meses não conversa com Lula, mas que não precisa conversar com o presidente para saber o que pensa porque "se expressa semanalmente em artigos e entrevistas".