Chefs criam sobremesas inéditas em homenagem a Campina Grande durante o São João

Chefs criam sobremesas inéditas em homenagem a Campina Grande durante o São João

Receitas foram criadas em desafio gastronômico durante o São João de Campina Grande no Parque do Povo e as sobremesas foram apresentadas no último domingo (22), durante evento para a imprensa. Chefs Wendley Dias e Júlio César criaram receitas em homenagem a Campina Grande durante o São João

Klinsmann Emanuel/Nestlé/Divulgação

Dois chefs paraibanos participaram de um desafio gastronômico durante o São João de Campina Grande, no último domingo (22), e criaram sobremesas inéditas com elementos juninos para homenagear a cidade.

Veja a programação do São João 2025 de Campina Grande

A proposta, feita por uma marca de produtos alimentícios, era desenvolver doces que representassem a cultura local e despertassem memórias afetivas.

As duas sobremesas foram apresentadas ao público presente no Parque do Povo, e fizeram parte da programação que une gastronomia, cultura e tradição no São João de Campina Grande.

LEIA TAMBÉM

Veja comidas para experimentar no fim de semana e no feriado de São João

Pizza de bala de coco une doce popular no Nordeste com culinária italiana no São João

Pastel de maçã do amor reinventa comidas típicas e vira atração no São João de Campina Grande

Receita recria crème brûlée com ingrediente nordestino

Brûlée da Borborema revisita o tradicional crème brûlée francês, mas com toques de farinha láctea

Klinsmann Emanuel/Nestlé/Divulgação

O chef Wendley Dias apresentou o "Brûlée da Borborema", uma releitura do tradicional crème brûlée francês com um ingrediente comum no Nordeste: a farinha láctea.

Natural de Campina Grande, Wendley contou que a inspiração veio de lembranças da infância. “A farinha láctea é um alimento confort food pra mim, que me leva pra algumas memórias boas. Consumida como um creme numa tigela, me veio à cabeça o creme brûlée francês, e quis fazer uma releitura que hoje está eternizada como Brûlée da Borborema”, contou

O chef também destacou o papel da gastronomia na valorização cultural da festa.

“A gastronomia é nosso maior trunfo em meio a essa cultura tão rica. Além do forró, é a partir dela que a gente atrai tanta gente, tanto com nossas comidas juninas como com nossa força em ingredientes e insumos que são únicos daqui.”

'Cuca Bodocongó' homenageia bairro tradicional de Campina Grande

Cuca Bodocongó homenageia um dos bairros mais tradicionais de Campina Grande adaptando a receita alemã

Klinsmann Emanuel/Nestlé/Divulgação

O gastrólogo Júlio César Vilar criou a Cuca Bodocongó, uma releitura da cuca — bolo de origem alemã — com farofa feita à base de farinha láctea e banana. A receita homenageia o bairro Bodocongó, um dos mais antigos de Campina Grande.

“Foi uma homenagem ao bairro tão consolidado e já homenageado por outros artistas em canções. O mesmo tem uma grande importância na nossa cultura com os talentos e dons oriundos de lá”, explicou Júlio.

*Sob supervisão de Diogo Almeida

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba