O governador João Azevêdo lançou, na manhã desta quarta-feira (9), a terceira edição do edital do programa Conexão Mundo com 400 vagas de intercâmbio para países de língua inglesa e espanhola, nas modalidades de Curso de Idiomas, Formação Profissional e Ensino Médio Internacional. As inscrições começarão a partir de sexta-feira (11) e seguirão até o próximo dia 1 de agosto e deverão ser realizadas por meio do Formulário de Inscrição Online (Formulário de Inscrição 2025/2026).
As vagas de intercâmbio são para instituições de ensino no Reino Unido, Espanha, Chile, China, Canadá, Colômbia e Irlanda, totalizando sete nações envolvidas nesta edição. O Conexão Mundo já possibilitou a viagem de 800 estudantes.
A novidade desta edição é a inclusão de estudantes da 1ª série do Ensino Médio como público apto ao processo seletivo. Nas edições anteriores, apenas alunos da 2ª série podiam embarcar para o intercâmbio. Com a mudança, o programa amplia ainda mais seu alcance, possibilitando que jovens iniciem mais cedo sua formação internacional. Os estudantes da 1ª série poderão concorrer a vagas específicas na modalidade de Curso de Idiomas em Língua Inglesa, conforme previsto no edital.
Somando os investimentos realizados nas edições anteriores (2022/2023 e 2024/2025), o programa já movimentou mais de R$ 63,6 milhões em recursos. E, apenas para a edição 2025/2026, o investimento previsto ultrapassa os R$ 33,4 milhões.
“Todo mundo sabe do custo de uma viagem internacional e quanto mais uma permanência de 60, 90 dias e até mais. Mas é uma real oportunidade que vai além do aprendizado de mais uma língua”, explicou o chefe do Executivo sobre o programa Conexão Mundo, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (9).
Conexão Mundo
O programa está integrado às políticas públicas do Estado, que regulam a cooperação internacional e o desenvolvimento científico e tecnológico por meio de intercâmbios educacionais. Desde seu primeiro edital, em 2021, a iniciativa tem ampliado significativamente as oportunidades de formação dos jovens paraibanos, consolidando-se como uma das mais relevantes políticas de educação internacional do estado e o maior programa de intercâmbio do País. Na edição de 2024/2025, 400 estudantes participaram de intercâmbios em países como Reino Unido, Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, Espanha, Chile e China.