Julho é um mês que acende um alerta importante: a luta contra as hepatites virais e a conscientização sobre o câncer ósseo. A cor amarela simboliza cuidado, atenção e prevenção. O mês também nos convida a olhar com atenção para o câncer ósseo — uma condição rara, mas que exige diagnóstico ágil, escuta ativa dos sintomas e encaminhamento adequado.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. Alguns dos sintomas das hepatites virais são: Febre; Fraqueza; Mal-estar; Dor abdominal; Enjoo/náuseas; Vômitos; Perda de apetite; Urina escura (cor de café).

Os sintomas do Câncer Ósseo, por ser um câncer raro, quanto antes descobrir a doença, mais eficaz será o tratamento. Os tumores ósseos acontecem a partir do crescimento desordenado de células nos ossos e podem ser benignos ou malignos. Os mais comuns são: Osteossarcoma, condrossarcoma e tumor de Ewing.
Sintomas mais comuns do câncer ósseo são: Dor nos ossos; Inchaço; Sensibilidade na área; Ossos quebradiços; Perda de peso e Febre.

O Dia Mundial de combate às hepatites virais é comemorado em 28 de julho, instituído pela Organização Pan-Americana de Saúde e promove uma maior conscientização, reduzindo, assim, o aumento no número de pessoas infectadas.

A Secretaria de Saúde do município de Monteiro, tem fortalecido as ações de conscientização e alertando as pessoas que apresentarem os sintomas, que procurem uma unidade de saúde mais próxima para terem o atendimento adequado e um tratamento de acordo com a necessidade do paciente.

O PIPOCO