Skip to main content

SAÚDE: Última semana da campanha de vacinação contra Poliomielite

Tendo iniciado no dia 27 de maio, a campanha, que foi prorrogada até o próximo dia 30, está na sua última semana de realização. Visando o combate contra a paralisia infantil, Pais e Responsáveis, devem reforçar a imunidade de crianças menore

Por admin

26/06/2024 19h00 Atualizado recentemente

Tendo iniciado no dia 27 de maio, a campanha, que foi prorrogada até o próximo dia 30, está na sua última semana de realização. Visando o combate contra a paralisia infantil, Pais e Responsáveis, devem reforçar a imunidade de crianças menores de cinco anos, por conta da enfermidade causada pelo poliovírus selvagem ser contagiosa. Geralmente, a paralisia pode afetar membros, como as pernas, ou, em casos mais graves, levar a óbito, quando os músculos respiratórios são atingidos pela doença.

[publishers_addon_related_posts]

Segundo o coordenador do Setor de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgolino, a meta de cobertura vacinal no município, não foi cumprida.

“Nesta campanha, ainda estamos com uma baixa cobertura vacinal e alertamos os pais e responsáveis para que se sensibilizem e participem dessa mobilização, observando também se a caderneta da criança e do adolescente está em dia; a preocupação é sobre o maior fator de risco que é a importação e reintrodução do vírus, que ainda está em circulação, considerando que há registro de casos atuais onde a doença permanece endêmica, a exemplo do Afeganistão, Nigéria e Paquistão, além da baixa cobertura vacinal”, alertou.

No ano passado, o Brasil foi classificado com alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

Vacina injetável

Anteriormente, as gotinhas eram a forma com que o Brasil vinha combatendo a doença, conseguindo, até certo ponto, eliminar a enfermidade no país. Porém, em 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) informa que vai substituir a dose oral pela vacina injetável, versão inativada do imunizante. A partir disso, o “novo modelo”, já ofertado nas três primeiras doses do sistema vacinal contra a pólio, será utilizada também, como dose de reforço aos 15 meses de vida e a última, aos 4 anos de idade.

Importante ressaltar, que a orientação é de que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde enquanto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite for realizada. Mesmo aquelas que estejam com o esquema vacinal em dia, mas na faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, devem receber as gotinhas ou até mesmo doses de reforço.

Para que o indivíduo seja devidamente vacinado, é necessário apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Vacinação Domiciliar

Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é essencial realizar o agendamento através do número (83) 98645-7727. As vacinas são aplicadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.


Confira também: .

Locais de Vacinação em João Pessoa nesta Quinta-feira (27)

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Policlínicas Municipais

Home Center Ferreira Costa

Shopping Sul

Shopping Tambiá

Vacinação Domiciliar

Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://www.polemicaparaiba.com.br

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda!

Your Email address will not be published.