Skip to main content
menu

Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão que pode desabar no mar

O vulcão do Monte Ruang, na Indonésia, entrou em erupção várias vezes durante a noite de 17 de abril de 2024, forçando a evacuação de centenas de pessoasCentro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos/AFP/Getty Images As autoridade

Por admin

18/04/2024 06h45 Atualizado recentemente

O vulcão do Monte Ruang, na Indonésia, entrou em erupção várias vezes durante a noite de 17 de abril de 2024, forçando a evacuação de centenas de pessoasCentro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos/AFP/Getty Images

As autoridades indonésias ordenaram na quarta-feira (17) que centenas de moradores evacuassem após múltiplas erupções de um vulcão em uma ilha remota, aumentando o temor de que ele pudesse desabar no mar e desencadear um tsunami.

O Monte Ruang, um vulcão de 725 metros de altitude na Ilha Ruang, em Sulawesi do Norte, entrou em erupção pelo menos cinco vezes desde a noite de terça-feira, expelindo lava e nuvens de cinzas a milhares de metros de altura, disse a agência de vulcanologia do país.

O chefe da agência, Hendra Gunawan, disse que as autoridades elevaram o alerta do vulcão ao nível mais alto, alertando as pessoas para não se aproximarem de 6 quilômetros do pico, devido ao temor de que o Monte Ruang possa desabar parcialmente na água e causar um tsunami, como fez em 1871.

“A força da erupção do Monte Ruang está aumentando e emitiu nuvens quentes de aproximadamente 1,7 quilômetros”, disse ele à agência de notícias nacional Antara, acrescentando que as erupções foram desencadeadas por recentes terremotos na área.

O Monte Ruang é um estratovulcão, tipicamente cônico e com lados relativamente íngremes devido à formação de lava viscosa e pegajosa que não flui facilmente.

Os estratovulcões frequentemente produzem erupções explosivas devido ao acúmulo de gás no magma, de acordo com vulcanologistas.

Imagens dramáticas das erupções de quarta-feira mostram plumas de cinzas subindo para o céu e fluxos de lava brilhante, acompanhados por relâmpagos. As imagens também mostram moradores sendo evacuados.


Confira também: .

A Ilha Ruang abriga cerca de 800 residentes, que se mudaram temporariamente para a vizinha Ilha Tagulandang, segundo as autoridades.

As pessoas em Tagulandang devem ficar atentas à queda de rochas incandescentes e ao surgimento de nuvens quentes, alertaram as autoridades. Nenhuma vítima foi relatada.

A Indonésia, um arquipélago do Sudeste Asiático com 270 milhões de habitantes, tem mais de 120 vulcões ativos – mais do que qualquer outro lugar do mundo. Ele fica ao longo do Anel de Fogo, um arco de 40.000 quilômetros de falhas sísmicas ao redor do Oceano Pacífico.

Em 2018, a erupção do Anak Krakatau, na Indonésia, fez com que este tombasse ao mar, desencadeando um tsunami que atingiu as costas das principais ilhas de Java e Sumatra, matando mais de 400 pessoas.

CNN Brasil

 

 

 

Comentários (0)

Faça seu Login para participar da conversa
Entrar