Nos últimos 30 dias, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) desenvolveu um trabalho itinerante e colaborativo em oito das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) da Paraíba. Nesta semana, a equipe da pasta visitou a 9ª, a 10ª e a 12ª GREs, localizadas nos municípios de Cajazeiras, Sousa e Itabaiana, respectivamente. No período, a pasta também esteve nas cidades de Patos (6ªGRE), Itaporanga (7ªGRE), Princesa Isabel (11ªGRE), Pombal (13ªGRE), além de dialogar com a equipe de João Pessoa (1ªGRE). O trabalho faz parte do novo modelo de gestão adotado pelo secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

“Estamos saindo do gabinete para conhecer de perto as realidades de cada localidade, as necessidades e também as boas práticas que a gente pode expandir para as demais Gerências. Trata-se de um trabalho de gestão inteligente, inspirado num sistema de cooperação, viabilizando a integração e a convergência de ações e projetos entre cada GRE. Às vezes uma iniciativa que está sendo desenvolvida, por exemplo, no Vale do Paraíba, pode ser implantada no Cariri ou até mesmo expandida para toda a rede. É isso que estamos analisando, além é claro de visitar as principais escolas, conversar com os gestores, com os diretores sobre as melhorias que podemos proporcionar para o ensino dos nossos jovens”, destacou Wilson Filho, secretário de Estado da Educação.

“Foi um momento muito produtivo, realizamos uma roda de conversa com o secretário Wilson Filho. Em 17 anos de caminhada na educação, foi a primeira vez que tivemos um contato tão próximo e à vontade com o gestor da pasta. Percebemos um novo olhar para as escolas, tanto do ponto de vista administrativo, como do ponto de vista pedagógico, com mudanças significativas na forma de se pensar, no processo de ensinar e na estrutura das escolas. Estamos vendo as escolas alcançando níveis de um padrão de excelência com grandes investimentos. Percebemos que ele conhece o chão do Sertão, que pisa no chão e que conversa olhando nos olhos dos seus gestores, ouvindo, acolhendo, levando as demandas e fazendo encaminhamentos para que a gente alcance cada vez mais resultados, conquistas, melhorias e avanços no cenário da educação paraibana”, destacou Fernanda Chagas, gerente da 9ªGRE, com sede em Cajazeiras.

Durante os encontros, cada gerente apresentou relatórios detalhados sobre o panorama educacional de sua região, do ponto de vista pedagógico e também estrutural. “Nós que fazemos a 12ª Gerência Regional de Ensino, já conseguimos sentir um avanço nas resoluções e aí, tendo uma resolução de lá, da Secretaria, para cá, tudo a gente já consegue colocar pra frente”, comemorou Fabiana Figueiredo, responsável pela 12ª GRE em Itabaiana.

Diálogo fortalecido – Além de já ter visitado mais da metade das GREs da Paraíba, a meta de Wilson Filho é, ainda neste mês de julho, concluir esse trabalho itinerante nas demais Gerências. Além das visitas itinerantes, já esteve reunido na Secretaria com todos os gerentes. O trabalho in loco é algo mais direcionado e de constatação. Também já esteve reunido com categorias e segmentos importantes para dar celeridade às ações educativas no Estado. “Estive com o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da Paraíba (SINTEP), com a Associação dos Professores (APLP) e com Secretarias de Estado, como a de Segurança, Meio Ambiente, Esporte, Cultura, com o Detran, para, juntos, desenvolvermos iniciativas dentro das escolas estaduais que engrandeçam a formação desses jovens. Também estive reunido com a Suplan, para que de maneira conjunta, a gente consiga acelerar algumas demandas estruturais nas escolas”, explicou o secretário.

Assessoria

Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://www.polemicaparaiba.com.br