O governador João Azevêdo entregou, nesta quinta-feira (11), no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, o novo Centro de Equoterapia da Polícia Militar da Paraíba, obra na qual foram investidos mais de R$ 2 milhões. A unidade fortalecerá o atendimento que já existe a pessoas com deficiência, utilizando o cavalo nas atividades de desenvolvimento biopsicossocial.

A solenidade também foi marcada pela entrega de honrarias e medalhas a autoridades que contribuíram com o engrandecimento das instituições policiais do estado e com a construção do novo Centro de Equoterapia de João Pessoa.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas de inclusão social.

“Fazer gestão é cuidar das pessoas e nós identificamos, através de uma visita da primeira-dama Ana Maria Lins, a demanda de um trabalho que já era realizado pela Polícia Militar e, assim, montamos uma estrutura com todas as condições para que as crianças pudessem ter um tratamento adequado e que vai fazer a diferença na vida de muitas famílias que têm acesso a um atendimento especializado e de qualidade”, frisou. 

A primeira-dama Ana Maria Lins destacou que o novo espaço irá permitir a ampliação dos atendimentos, possibilitando que mais pessoas  se beneficiem dos serviços de equoterapia, assegurando bem-estar e o desenvolvimento das crianças.

“Nós tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar, de ouvir relatos de mães sobre como as terapias aqui desenvolvidas melhoraram a vida de seus filhos e, a partir desses depoimentos, levamos ao governador João Azevêdo a necessidade de ampliar e melhorar essa ação e ele de pronto acolheu o pleito porque temos um governo estadual comprometido com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, que olha para todos os segmentos, e hoje estamos aqui para celebrar junto com as famílias essa grande conquista”, declarou.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, afirmou que o Centro de Equoterapia representa mais uma conquista para a Polícia Militar e para a sociedade.

“Essa é a entrega importante de um equipamento e de um serviço especializado, agora, com um ambiente adequado e sabemos do alcance desse atendimento que interage diretamente com a população e nos traz muita alegria”, disse.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, pontuou que o novo equipamento garante mais inclusão e melhoria do serviço público.

“Esse é um momento histórico e de grande importância para a nossa corporação e para a população paraibana, resultado da visão estratégica do governador. Esse Centro representa um avanço significativo na missão de servir e proteger, oferecendo mais um equipamento de reabilitação, garantindo um futuro melhor e mais inclusivo”, comentou.

A presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Simone Jordão, evidenciou que o novo equipamento mostra, mais uma vez, o compromisso do Governo do Estado para ampliar os pontos de atenção para a pessoa com deficiência.

“A intenção é de que esse serviço seja ampliado e que a gente possa fazer uma regulação de acesso para esse atendimento. As crianças têm um atendimento multiprofissional nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e com os equitadores, melhorando a qualidade de vida e complementando o processo de reabilitação”, disse.

O Centro de Equoterapia promove atividades com cavalos para pessoas com deficiência, em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação e conta com profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e equitadores.

Dentre os ambientes que integram o novo Centro de Equoterapia estão salas multiprofissionais, sala de avaliação, diretoria, sala de estar, espaço de montagem, auditório e alojamento.

Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba

Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://www.polemicaparaiba.com.br