Ex-procurador-geral do Estado, o advogado Fábio Andrade inicia, nesta quinta-feira (11), a caminhada para a disputa pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça, através do Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Paraíba.

Fábio Andrade, que deixou o comando da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE) após cinco anos no cargo, realizou na manhã de hoje o registro de sua candidatura, na sede da OAB-PB, no centro de João Pessoa.

Representatividade na Corte de Justiça, destacou o advogado, é de extrema importância para a classe. “Para a advocacia, ter essa representação é crucial. Significa ter alguém lá [no Tribunal de Justiça] que conhece, de verdade, a realidade da advocacia”, destacou Fábio Andrade.

Perfil

Inscrito na OAB paraibana desde 2001, Fábio Andrade exerce desde então a advocacia com atuação na Justiça Cível, federal, trabalhista e eleitoral, na Paraíba e nos tribunais superiores (Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral e Superior Tribunal de Justiça). Tem graduação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é mestre em direito pela Unisantos, professor de Direito Constitucional e Eleitoral em cursos de graduação e pós-graduação (IESP, Faculdade da Paraíba, Unipê e Escola Superior de Advocacia da Paraíba).

Com duas passagens pelo serviço público estadual, chefiando o jurídico da Cagepa durante quatro anos (entre 2011 e 2014) e como Procurador-Geral do Estado. Na OAB-PB, Fábio também já teve participação efetiva, como membro do Conselho Seccional (2007 a 2009 e 2016 a 2019) e de comissões estaduais e nacionais (Direitos Humanos e Defesa da República e da Democracia na Paraíba).

Sobre a eleição

A eleição da lista sêxtupla, que será formada por três homens e três mulheres advogadas mais votados, através do Quinto Constitucional, deve acontecer no dia 18 de setembro. A lista será encaminhada ao Pleno do Tribunal de Justiça, que escolherá três nomes a serem entregues para livre escolha do governador João Azevêdo (PSB).

As inscrições encerram-se no dia 21 deste mês, data que também inicia a campanha. Para concorrer, os profissionais devem obedecer alguns critérios, entre eles, ter pelo menos 10 anos de inscrição na Ordem.

Termometro da Política

Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://www.polemicaparaiba.com.br