Muitos acreditam que o São João, festa típica nordestina, tem tradição e é comemorada apenas no nordeste do Brasil, porém, o que muitos não sabem, é que outros estados além da região, como Goiás, Minas Gerais e São Paulo, possuem décadas de compromisso com a festividade, mesmo que utilizando de outros meios para realizar o evento; confira as principais abaixo.
[publishers_addon_related_posts]
Estados além do Nordeste com festas de São João
Apesar de não ter tanta intensidade e popularidade nas proximidades quanto o São João de Campina Grande, por exemplo, é possível notar algumas celebrações juninas na capital paulista. Uma das mais conhecidas na região, é a Festa Junina da Portuguesa, também chamada de Festa Junina do Canindé, realizada pela Associação Portuguesa de Desportos. Neste ano, o evento vai contar com a presença de artistas famosos, como por exemplo, o cantor Péricles.
O São João de Ceilândia, no Distrito Federal inclui diversas escolas e associações comunitárias, além de igrejas locais, que juntas, aproveitam o período junino para comemorar a festa com barracas e comidas típicas, ocorrendo também, apresentações de quadrilhas e atrações da região. Os arraiás acontecem principalmente na Praça do Trabalhador e na Praça do Cidadão.
Além destas, terá a festa intitulada de “agostina”, conhecida como o ” O Maior São João do Cerrado”, que tem data marcada para ser realizado no centro de Ceilândia, no mês de agosto.
Realizado no município de Parintins, o São João de Parintins é conhecido como Festival do Boi-Bumbá, sendo esta, uma das maiores celebrações culturais da região norte do país.
O festival envolve uma competição acirrada entre dois grupos folclóricos rivais, o Boi Garantido (representado pela cor vermelha) e o Boi Caprichoso (representado pela cor azul). A apresentação acontece no Bumbódromo, um estádio construído especialmente para o evento, onde os dançarinos, músicos e artistas contam histórias através de coreografias e encenações elaboradas.
Neste ano, o espetáculo acontece no Teatro Amazonas, entre os dias 28, 29 e 30 de junho, sendo esta a 57º edição do Festival. Durante o São João em Parintins, as ruas e praças da cidade ganham vida com as cores vivas que compõe a região, contando também, com apresentações de quadrilhas juninas, arraiais, comidas típicas, como tacacá, tapioca, vatapá, canjica, pamonha e mingau, são muito consumidas no decorrer da festa.
Com relação ao São João em Goiás, também chamado de “Goiás Velho”, é famoso por ser uma festa tradicional e bastante animada, contando com danças de quadrilhas e pratos típicos juninos, como pamonha, canjica, curau, pé-de-moleque, paçoca, pipoca e outras iguarias podem ser encontradas durante os dias em que há a comemoração.
Importante ressaltar, que em 2023, as festas juninas se tornaram patrimônio imaterial goiano, tornando a festividade ainda mais intrínseca no estado.
Um dos festejos mais famosos no estado é o Forró de Curvelo, que em 2022, atraiu cerca de 280 mil pessoas em apenas 10 dias de comemoração. Curvelo se intitula como sendo “O maior forró fora do Nordeste”, contando com mais de 30 atrações durante todo o evento.
O Forró de Curvelo nasceu há 41 anos, com foco na ajuda a entidades beneficentes e também na difusão da cultura local. Barracas de nove instituições participam da festa ornamentadas de acordo com um tema específico, que muda a cada ano.
No cardápio, não estão inclusos apenas os tradicionais pratos típicos juninos, como canjica e caldos de costela e feijão, mas também, feijão tropeiro e arroz com galinha da Ana Espiga, receita antiga que foi passada dentro da comunidade, além do arroz com suã e vatapá.
Publicado de forma automática pelo integrador de notícias, originalmente foi publicado pelo https://www.polemicaparaiba.com.br